quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Atitude é tudo...

           Jerry é o tipo de pessoa que você adora odiar. Frequentemente estava de bom humor e tinha algo de positivo para dizer. Quando alguem lhe perguntava como estava, ele dizia:
          - Melhor impossível!
          Ele era um gerente único, e vários garçons o acompanhavam de restaurante para restaurante, em razão de sua atitude. Jerry era um motivador natural. Se algum funcionario estava num mau dia, lá estava ele para falar sobre o lado positivo da situação.
          Ver esse estilo realmente me deixou curioso. Então, um dia, fui até ele e perguntei:
          - Não entendo, você não pode ser otimista o tempo todo. Como consegue?
          E ele respondeu: - A cada manhã, acordo e digo para mim mesmo: "Jerry, você tem duas opções hoje, você pode escolher estar de bom humor ou pode escolher estar de mau humor." Eu escolho estar de bom humor.
          Cada vez que algo de ruim acontece, posso optar por ser uma vítima, ou posso optar por aprender com situação. Eu escolho aprender. Todas as vezes que alguém me vem com reclamações, posso escolher aceitar as reclamações, ou posso apontar o lado positivo da vida. Eu escolho o lado positivo da vida.
          - Tudo bem, mas não é tão fácil, repliquei.
          E Jerry disse:
          - Sim, é. A vida refere-se a escolhas. Quando você descarta o superficial, toda situação é uma escolha. Você escolhe como reagir à situação. Você escolhe como as pessoas vao afetar o seu humor. Você escolhe estar de bom humor ou de mau humor. Em suma, como viver a vida é uma escolha somente sua.
          Refleti sobre o que Jerry me disse. Pouco tempo depois, deixei o ramo de restaurantes para dar inicio ao meu próprio negócio. Perdemos nosso contato, mas eu sempre pensava nele quando fazia uma escolha sobre a vida, em vez de semplimente reagir impulsivamente.
          Muitos anos depois, soube que Jerry havia feito algo que nunca deve ser feito no ramo de restaurantes: deixou a porta dos fundos aberta. Pela manhã, viu-se cercado por três assaltantes armados e, enquanto tentava abrir o cofre, suas mãos tremulas, pelo nervosismo, errou a combinação. Os assaltantes em panico, atiraram nele. Por sorte, Jerry foi encontrado logo e levado para o hospital. Após 18 horas de cirurgia e semanas na UTI, ele teve alta do hospital, mas com alguns fragmentos de bala em seu corpo.
          Seis meses depois do acidente, encontreis Jerry. Quando lhe perguntei como estava, ouvi a seguinte resposta:
          - Melhor impossivel, quer ver as cicatrizes?
          Não quis ver seus ferimentos, mas indaguei o que lhe havia passado pela cabeça quando os assaltantes apareceram.
          - A primeira coisa que me veio à cabeça foi que eu deveria ter trancado a porta dos fundos. Então, quando estava no chão, lembrei-me de que eu tinha duas escolhas: poderia viver, ou poderia morrer. Eu escolhi viver.
          - Você não ficou com medo? Perdeu a consciência?
          E Jerry prosseguiu:
          - Os paramédicos foram muito bons. Diziam-me que eu ia ficar bem. Mas quando me levaram para a sala de emergência, observei a expressão dos médicos e enfermeiras e fiquei com muito medo. Eu podia ler em seus olhos: " Este é um homem morto." E então eu soube que precisava reagir.
          - O que você fez? - questionei
          - Havia uma enfermeira que me fez várias perguntas. Era robusta, grandona. Ela me perguntou se eu era alérgico a algo. Respondi que sim. Médicos e enfermeiras pararam tudo e aguardaram minha resposta. Respirei fundo e gritei:
          - Balas!
          Em meio a gargalhadas, gritei que estava escolhendo viver, e que deveria ser tratado como ser vivo, e não morto.
          Jerry viveu graças às habilidades dos médicos, mas também por sua surpeendente atitude. Com ele aprendi que todos os dias temos a escolha de viver plenamente.
          Enfim, atitude é tudo!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário